Estudante de Barretos vence concurso de massas na abertura do Tris di Pasta em SP
25/10/2021
Comemorações pelo Dia Mundial da Massa seguem até o dia 27 de outubro na capital
São Paulo abriu as celebrações do Dia Mundial da Massa (Giornata Mondiale della Pasta), em 25 de outubro, com a “mão na massa”: o evento Tris di Pasta teve início com o concurso “Uma massa criativa dentro da tradição italiana”, na sede da ETEC Centro Paula Souza com curadoria de Paola Tedeschi.
As seis finalistas, de um total de 31 receitas inscritas por alunos da ETEC, surpreenderam os jurados com pratos inspirados na tradição italiana, mas temperados com as histórias de vida de cada participante.
Para chegar aos três primeiros lugares, o júri, composto por Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, Ferdinando Fiore, diretor da Italian Trade Agency (ITA), Antonio Maiolica, chef do restaurante Alto Cucina, pelos críticos em gastronomia Ricardo Castanho e Silvana Azevedo e por Adriana Mira, diretora geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), analisaram os seguintes pontos: originalidade da receita, apresentação do prato e sabor & gosto.
A ganhadora do concurso de massas Suelen Moraes posa com a organizadora Paola Tedeschi e os jurados
O prato vencedor foi o fusilli com ragù de linguiça caseira, de Suelen Narriman Paulo Moraes, estudante da ETEC Cel. Raphael Brandão, em Barretos, no interior do Estado.
“Usei a massa que meu marido gosta, o fusilli, mas a inspiração maior foi minha mãe. Todos os ingredientes vieram de onde minha mãe nasceu, no sul de Minas Gerais: a cachaça, a linguiça, o queijo da Canastra”, revelou Suelen, 27 anos, que foi contemplada com um curso no ICIF de Costigliole d’Asti, na região italiana do Piemonte, com duração de até dois meses em 2022.
Emocionada com a vitória, a ganhadora, que é funcionária pública e teve que viajar mais de 400 quilômetros até São Paulo para poder participar da final do concurso, declara: “Vou pedir afastamento do meu serviço para poder fazer o curso na Itália”.
Linguine com molho de manteiga e sálvia com abóbora, de Kelly dos Santos, levou o segundo lugar na premiação
As outras duas receitas premiadas foram de estudantes da capital. Kelly Cristina Santiago dos Santos, da ETEC Carlos de Campos, ficou em segundo lugar com a proposta de linguine com molho de manteiga e sálvia com abóbora. Ela ganhou um curso de gastronomia na sede brasileira do ICIF.
Já o terceiro lugar foi para o prato penne passione di ricotta, da aluna da ETEC Santa Ifigênia Andreia Fahl Oliveira, contemplada com um estágio no restaurante Alto Cucina, da Rete Gastronomica da ITALCAM.
A receita penne passione di ricotta garantiu a Andreia Fahl um estágio no restaurante Alto Cucina da Rete Gastronomica
Aos 52 anos, Andreia está há seis meses no curso de gastronomia da ETEC, uma forma de lidar com a ansiedade durante a pandemia. “Estou engatinhando na cozinha. Esse prêmio é uma injeção de autoestima”, afirma a terceira colocada, que já pensa em se profissionalizar na área.
Esta foi a terceira edição do concurso de massas, organizado pela sede brasileira do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners) em parceria com o CPS (Centro Paula Souza) do Governo do Estado de São Paulo e com apoio da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (ITALCAM) e da agência de promoções da Embaixada da Itália Italian Trade Agency (ITA).
Tris di Pasta
As comemorações pelo Dia Mundial da Massa seguem até quarta-feira, 27 de outubro, em São Paulo.
Ao todo, 20 restaurantes italianos participam do Tris di Pasta oferecendo um cardápio especial com massas de grano duro, massas frescas e recheadas. Confira os participantes aqui.
Em parceria com a campanha Sabores da Itália, realizada pela ITA – Italian Trade Agency,a agência de promoções da Embaixada da Itália, os supermercados Mambo, Oba Hortifruti e Santa Luzia oferecem descontos especiais em massas de grano duro e farinhas italianas.
O Tris di Pasta é uma realização da Italcam através da Rete Gastronomica, projeto cujo intuito é promover a cultura gastronômica italiana e incentivar os negócios entre empresas do setor de alimentos e bebidas.
Imagens: Bruno Lemos/ITALCAM