Estrangeiros fogem e Bolsa tem menor nível em 4 meses
09/01/2009
Agência Estado- Puxado pela saída de investidores estrangeiros, que estão cada vez mais cautelosos diante do risco de recessão nos Estados Unidos, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) caiu ontem 1,89% e atingiu o nível mais baixo desde setembro do ano passado. Este ano, a perda acumulada do Ibovespa já chega a 8%.
A percepção dos estrangeiros é de que a economia dos países emergentes deve ser afetada pela crise americana. Prova disso é que, só no pregão de sexta-feira passada (dia 11), a Bovespa registrou fuga de capital externo de R$ 310,45 milhões. Desde o início do ano, a saída de recursos estrangeiros já atingiu R$ 1,877 bilhão.
Os países emergentes, como o Brasil, não estariam protegidos do estresse financeiro desencadeado pela crise americana, alertam alguns analistas, referindo-se à tese de “descolamento” dos emergentes. Para Philip Poole, chefe de pesquisa em mercados emergentes do HSBC, alguma forma de contágio é inevitável. “Há argumentos a favor do descolamento, mas o cenário quase perfeito de descolamento que estava sendo precificado pelos ativos e moedas emergentes era exagerado”, diz Poole.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Fonte:
Exame