Engajamento dos Stakeholders na sustentabilidade
16/10/2024
Engajamento na Sustentabilidade: estratégia de envolvimento de stakeholders em temas socioambientais para criação de valor compartilhado.
Engajamento está além de participação. Engajar é gerar compromisso e respostas proativas que fazem sentido para o público, criando um senso de propriedade. O diálogo com stakeholders deve valorizar a informação e a reputação, mas, acima de tudo, valorizar a estratégia de resposta para dar sentido e a estratégia de envolvimento para fazer sentido.
Os processos de consulta e diálogo, combinados com o interesse dos stakeholders, além de considerar questões intrínsecas ao negócio, como por exemplo valores e causas defendidas trazem uma perspectiva diferenciada na sustentabilidade, sendo um passo importante na estruturação de iniciativas socioambientais.
A criação e planejamento de uma agenda de engajamento, como realização de reuniões ou projetos, por exemplo, também fazem parte de um processo estratégico para a empresa e stakeholders, que influenciam no sucesso dos diálogos para a sustentabilidade. Nessa perspectiva, é necessário enfatizar a importância da construção de relacionamentos sustentáveis, conectando os compromissos corporativos, para gerar transformação e resultados para as partes envolvidas.
Dar ênfase aos relacionamentos e expectativas, expandindo as iniciativas de engajamento e criação de valor para o stakeholder, trazem resultados bem-sucedidos na sustentabilidade empresarial. Um exemplo prático no início dessa interação é a promoção e diversidade de canais de comunicação, trazendo um formato acessível que possa não apenas informar, receber e dar respostas, mas que estimule a participação efetiva.
O que se observa é que grande parte das iniciativas de engajamento são obrigatórias antes que uma empresa inicie seu primeiro diálogo com stakeholders. No entanto, há uma tendência ao equilíbrio entre iniciativas obrigatórias e voluntárias pós-diálogo, indicando que o cenário é mais favorável para o desenvolvimento de ações que vão além do mandatório e que atendam aos anseios dos stakeholders e da empresa para a sustentabilidade.
Dessa forma, destaca-se a importância da capacidade de comunicação assertiva e escuta ativa para efetivo relacionamento com stakeholders. É necessário um olhar mais profundo sobre os processos de comunicação da empresa. É preciso garantir que pessoas, processos e estratégias estejam alinhados para haver diálogo de qualidade e relacionamentos internos e externos duradouros para engajamento. Isso traz credibilidade, um dos principais desafios da sustentabilidade.
Junte-se a nós nessa jornada do engajamento para a sustentabilidade. Juntos, podemos fazer a diferença na criação de valor compartilhado para todos.
Artigo escrito por: Franciara de Oliveira Fonseca
Membro organizador: Roberto Mattos Souza, Enel Brasil