Empresas brasileiras disputam mercado da madeira na Itália
09/01/2009
O Brasil estará presente no Salão Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria de Móveis – que acontece de 16 a 20 de maio, no Centro de Exposições de Milão, na Itália.
A iniciativa está sendo coordenada pelo Sindimadeira – Sindicato da Indústria da Madeira do Rio Grande do Sul, com o apoio da Apex. O estande “Brazilian Wood Producers” possui 32 m2 e localiza-se no pavilhão 14.
Nele, estarão expostos produtos de oito empresas brasileiras dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará, que atuam nas áreas de madeira serrada, painéis, portas, decking e compensado. Uma delegação de cerca de 20 empresas brasileiras do setor visitará a feira.
Durante o evento, o grupo de expositores brasileiros participará de uma Rodada de Negócios, promovida pelo programa Al Invest, da Comunidade Européia, que também reúne empresas da Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Em 2005, somente a Itália foi responsável pela importação de US$ 63 milhões em madeiras do Brasil, grande parte tropicais, lâminas e compensado, utilizados para produção de móveis e construção civil.
O Xylexpo/Sasmil irá comemorar 20 anos de existência e promete bater o recorde da última edição, que recebeu mais de 90 mil visitantes, dos quais 50% estrangeiros, em uma área de 72.318 mil m2. O evento envolve as tecnologias e acessórios dessa indústria, abrangendo produção, acabamento e embalagem dos produtos, além de softwares e serviços de apoio.
A edição de 2006 acontece no novo Centro de Exposições da Fiera Milano, localizado a 8 quilômetros do centro histórico de Milão. Com uma área total de cerca de 500 mil m2 – equivalente a 10 pavilhões do Anhembi em São Paulo -, o pólo conta com oito pavilhões, 74 salas para reuniões, cerca de 80 pontos de alimentação e um estacionamento para 20 mil carros.
Sobre a Fiera Milano
A Fiera Milano iídera o mercado de feiras, eventos e congressos na Itália e é a segunda maior empresa do setor no mundo, com cerca de 44% de seu capital no mercado. Atualmente, ocorrem cerca de 70 feiras por ano no Centro de Exposições Fiera Milano, a maioria voltada a operadores profissionais, com 30 mil expositores e uma demanda de espaços de cerca de 1,7 milhão de metros quadrados. A empresa inaugurou em 2005 um novo centro de exposições, considerado o mais moderno e arrojado pólo de eventos do mundo. A Fiera Milano conta com 41 escritórios que cobrem 60 países.
Fonte:
Export news