Empresários e diretores do Sebrae-SP visitam Centro Tecnológico na Itália

14/11/2008

Empresários e diretores do Sebrae-SP visitam Centro Tecnológico na Itália
 
Dispostos a firmar parceria com os empresários italianos do setor de móveis, um grupo de 23 pessoas embarcaram no última sexta-feira dia 7 de novembro) para a região de Marche, ao norte da Itália, com a missão de conhecer o Centro Tecnológico de Mobiliário em Madeira (Cosmob).

A missão, com duração de uma semana, terá a participação de nove empresários paulistas. Pelo Sebrae-SP viajarão seis colaboradores, dois diretores e um conselheiro. O comando do grupo ficará a cargo do vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Alberto Goldman, que estará acompanhado de José Luiz Ricca, coordenador de desenvolvimento regional e territorial, e de Thaís Piffer, assessora de Relações Internacionais, ambos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento. Também integram a missão Guilherme Mattar, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e o consultor do SENAI-SP Fábio Carrion.

Segundo Rose Mary Estácio, coordenadora do setor de madeira e móveis do Sebrae-SP, o objetivo da missão é fazer com que os empresários e técnicos – que trabalham diretamente com os Arranjos Produtivos Locais (APLs) – façam uma avaliação sobre a possibilidade de se implantar em São Paulo um Centro Tecnológico de Mobiliário em Madeira nos mesmos moldes do que existe na Província de Marche, na região norte da Itália.

“O objetivo desta missão é analisar uma experiência de sucesso em um país de primeiro mundo e que pode ser implantada no Brasil para melhorar a competitividade e o processo produtivo, além de favorecer a abertura de novos mercados para as micro e pequenas empresas paulistas”, explica
Rose Mary Estácio. Se implantada, a iniciativa vai beneficiar em torno de 3.800 micro e pequenas empresas do setor moveleiro no estado de São Paulo.

Durante a viagem, que terminará em 14 de novembro, será assinado um protocolo de intenções entre o Governo de São Paulo e o Centro Tecnológico de Mobiliário em Madeira (Cosmob) com o intuito de firmar parcerias futuras e acordos de cooperação com empresários paulistas e italianos.

Cosmob

Criado em 1984, o Centro Tecnológico de Mobiliário em Madeira (Cosmob) tem o objetivo de oferecer qualidade, inovação tecnológica, design, treinamento e internacionalização. Possui em torno de 200 associados, entre produtoras de mobiliário, de manufatura de equipamentos para o trabalho e uso de madeira.

O Cosmob funciona como um grande laboratório para a indústria moveleira italiana, que é tida como a mais conceituada do mundo. Voltada para o aprimoramento constante da qualidade, treinamento da mão-de-obra e da qualificação de empresários, o Cosmob também desenvolve pesquisas na área de design e inovação tecnológica.
 
 

Fonte:
Região Noroeste