Embraer anuncia venda de 50 aviões executivos à suíça JetBird
09/01/2009
São Paulo, 3 mai (EFE).- A Embraer anunciou hoje a venda de 50 aviões executivos à companhia aérea suíça JetBird, que pretende oferecer um serviço de transporte a baixo custo a executivos de empresas entre diferentes cidades européias.
A brasileira e a JetBird assinaram um contrato para a venda fixada em definitivo de 50 jatos do modelo Phenom 100, e uma opção de compra sobre outras 50 aeronaves do mesmo tipo, segundo um comunicado divulgado hoje pela Embraer.
“O valor do pedido é de quase US$ 140 milhões, segundo os preços normais nas condições econômicas de janeiro de 2005, com potencial de chegar a US$ 280 milhões caso todas as opções sejam exercidas”, afirmou a nota.
A companhia aérea suíça pretende “lançar o primeiro serviço pan-europeu de transporte a baixos custos em aviões executivos”, segundo o comunicado.
O contrato permite à JetBird exercer as opções de compra tanto de modelos Phenom 100, para quatro passageiros, como do Phenom 300, com capacidade para até nove passageiros.
Os novos aviões executivos da Embraer devem entrar em operação em meados de 2008, e a JetBird receberá sua primeira unidade em abril de 2009.
“Há exatamente um ano lançamos o Phenom 100 e o Phenom 300, em uma cerimônia em Washington. Dissemos então que a Embraer tinha identificado novas oportunidades no segmento da aviação executiva”, disse o presidente da empresa brasileira, Mauricio Botelho, citado no comunicado.
Segundo Botelho, há um grande potencial para esse tipo de avião na Europa.
Para o fundador e presidente da JetBird, Domhnal Slattery, a companhia aérea suíça está convencida de que “revolucionará o mercado de viagens executivas de forma parecida com que as empresas aéreas de baixo custo transformaram a aviação comercial”.
“Vamos oferecer uma alternativa atraente não só para os usuários de aviões executivos, mas também para pessoas que antes não tinham acesso a este mercado”, acrescentou.
Além de ter um baixo custo de operação, os aviões executivos da Embraer, segundo a empresa, oferecem a comodidade e as prestações exigidas pelos clientes deste tipo de serviço.
Os aparelhos vêm equipados com armários, cozinha e banheiro privado para os executivos, assim como com sistemas de comunicação via satélite.
Fonte:
Agencia EFE
Uol Economia