Em 2022, novos pneus Pirelli de 18 polegadas fazem sua estreia na Fórmula 1

21/12/2021

O GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, em 11 e 12 de dezembro, marcou a última corrida da história da Fórmula 1 com pneus de 13 polegadas, com uma revolução tecnológica chegando no ano que vem depois de mais de meio século, na qual a Pirelli terá um papel fundamental com seus novos pneus de 18 polegadas. Para comemorar a troca da guarda, todos os pneus slick de 13 polegadas usados ​​em Abu Dhabi terão um logotipo especial na parede lateral: “No ano que vem eu faço 18” – sublinhando a mudança para 18 polegadas ao se despedir dos pneus atuais antes de dar as boas-vindas a nova dimensão no próximo ano.

A Pirelli usou pela primeira vez um pneu de 18 polegadas em um carro de Fórmula 1 em 2014, em um teste em Silverstone com o piloto reserva da Lotus, Charles Pic. Inicialmente, a Fórmula 1 planejou adotar pneus de 18 polegadas a partir de 2021, como parte de um pacote de novos regulamentos técnicos, mas isso foi adiado para 2022 em razão da pandemia da COVID-19. Nesse meio tempo, a Pirelli rodou com sucesso os pneus de 18 polegadas na Fórmula 2 desde a temporada de 2020 e completou 36 dias de testes com os compotos de 18 polegadas nos carros de Fórmula 1, que foram modificados para acomodar a nova medida.

Os pneus na dimensão de 13 polegadas estiveram por quase toda a história do campeonato até hoje, desde os anos 1960. No entanto, na época – e na década seguinte – ainda havia muita liberdade regulatória com relação ao tamanho das rodas. Na década de 1980, os 13 polegadas finalmente se tornaram a medida definitiva. A Pirelli correu pela primeira vez com um pneu de 13 polegadas na Fórmula 1 no GP de San Marino de 1981, com a equipe Toleman composta por Brian Henton e Derek Warwick. Em seguida, na mesma temporada e nas subsequentes, outras equipes adotaram a borracha italiana para seus carros.

A primeira vitória dos pneus de 13 polegadas da Pirelli veio no GP da França de 1985, cortesia de Nelson Piquet com a Brabham-BMW. A Pirelli voltou com uma nova geração de pneus de 13 polegadas de 1989 (dois anos após o nascimento do nome P Zero) até 1991, antes do atual retorno de 2011 como Parceiro Global de Pneus: quando Sebastian Vettel conquistou o primeiro campeonato para um Pirelli com um pneu de 13 polegadas com a Red Bull.

Desde que a Pirelli voltou ao campeonato mundial como única fornecedora, mais de 400.000 pneus de 13 polegadas foram produzidos nas fábricas de Izmit, na Turquia, e Slatina, na Romênia.