Economia brasileira cresce 9% no primeiro trimestre
08/06/2010
A economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com igual período de 2009, o PIB (Produto Interno Bruto), soma das riquezas produzidas por um país, registrou expansão de 9%. Trata-se do melhor resultado desde o início da série histórica, em 1995.
Segundo a entidade, a forte elevação é consequência da base fraca de comparação, já que no mesmo período do ano passado o País enfrentava os reflexos da crise financeira mundial. No acumulado dos quatro últimos trimestres o PIB cresceu 2,4%. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 826,4 bilhões no primeiro trimestre.
Sobre o primeiro trimestre do ano passado, a indústria registrou o melhor desempenho, com crescimento de 14,6%. A alta foi puxada pela indústria de transformação, influenciada pelo aumento da produção de máquinas e equipamentos; eletrodomésticos; indústria automotiva; metalurgia e siderurgia; indústria têxtil; produtos químicos e artigos de borracha e plástico. Na sequência, estão serviços (5,9%) e agropecuária (5,1%).
Em relação aos componentes da demanda interna, a Despesa de Consumo das Famílias aumentou 9,3%, o 26º crescimento consecutivo, voltando ao patamar do terceiro trimestre de 2008. Já a Despesa de Consumo da Administração Pública subiu 2% e FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) avançou 26%, a maior elevação da série histórica.
Já pelo lado do setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram expansão de 14,5% e as Importações de Bens e Serviços cresceram 39,5%, o maior crescimento de toda a série nessa base de comparação.
Fonte:
Diário do Grande Abc