Dólar fecha R$ 2,840, menor valor desde janeiro

09/01/2009

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar acentuou sua queda nesta sexta-feira e encerrou na mínima do dia a 2,840 reais pela primeira vez desde 22 de janeiro, por conta do cenário positivo da economia brasileira e do declínio nos preços dos contratos de dólar futuro.

O ambiente positivo da economia interna contribuiu para a queda de 0,70 por cento na cotação, disseram analistas, com destaque para os dados da balança comercial divulgados nesta manhã.

“Saíram os dados da balança comercial que são um fator positivo. E o mês virou agora, passaram os vencimentos e o mercado ficou mais solto para uma queda maior”, explicou o gerente de câmbio de um grande banco estrangeiro.

A balança comercial brasileira registrou superávit de 3,172 bilhões de dólares em setembro, com importações de 5,751 bilhões, as maiores do ano, e exportações de 8,923 bilhões de dólares.

Para o responsável por derivativos do Rabobank em São Paulo, Jorge Kattar, “uma balança comercial nesse nível favorece um superávit recorde em conta corrente no final do ano”.

O saldo acumulado do ano subiu para mais de 25 bilhões de dólares e a previsão para o final do ano é de um saldo positivo recorde de 32 bilhões de dólares.

Outro fator que acelerou o movimento de declínio do dólar e permitiu que a divisa rompesse a barreira dos 2,850 reais, foi o recuo nos preços de dólar futuro na Bolsa de Mercadoria & Futuros.

Segundo operadores, grandes bancos e empresas nacionais firmaram posições vendidas para o final do ano, o que fez com que o dólar para novembro chegasse a 2,866 reais na mínima do dia.

De acordo com o gerente de câmbio do Banco Prosper no Rio de Janeiro, Jorge Knauer, o mercado também aproveitou a virada do mês para “realizar as vendas que estavam sendo represadas por conta dos vencimentos”.

Nesta sexta-feira, o governo efetuou o resgate integral da dívida cambial de 452 milhões de dólares.

Reuters