Custo médio do empréstimo sobe para 48% ao ano

09/01/2009

O juro médio e o spread bancário nas operações de crédito avançaram em janeiro ante dezembro, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira. O custo médio dos empréstimos destinados a pessoas físicas alcançou 48,8% ao ano, com elevação de 4,9 ponto percentual no mês.

Nas modalidades de crédito pessoal e cheque especial verificaram-se aumentos de 7,3 ponto percentual e 6,9 ponto percentual no mês, enquanto que os financiamentos para aquisição de veículos tiveram seu custo elevado em 2,4 ponto percentual no mês. A taxa média para pessoas jurídicas registrou alta de 1,8 ponto percentual no mês, atingindo 24,7%, resultado decorrente, em grande parte, do incremento de 2,6 ponto percentual no custo das operações pactuadas com encargos prefixados.

A taxa média de juros avançou para 37,3% ao ano, aumento mensal de 3,5 pontos percentuais. O spread bancário – diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes – subiu 3,4 pontos percentuais, para 25,7 pontos.

“A evolução das operações de crédito do sistema financeiro, em janeiro, mostrou-se compatível com os aspectos sazonais do período”, destacou o BC em relatório.

Fonte:
Invertia