Crimes cibernéticos causam perdas de mais de R$ 2 bi para as empresas
08/11/2012
SÃO PAULO – O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial cibercrimes, com 4% de empresas atacadas. Em setembro, houve um avanço de 8% no números de empresas no mundo que foram alvos de ataques, representando uma perda de US$ 2,1 bilhões nos últimos 18 meses.
Segundo o Relatório Mensal de Fraudes da RSA, divisão de segurança de EMC, o Brasil está empatado com o Canadá e Índia em porcentagem de ataques de “phishing” – quando cibercriminosos tentam descobrir informações confidenciais das empresas. Estados Unidos e Reino Unido lideram a lista, com 29% e 10% dos crimes, respectivamente.
“Quanto mais os ataques de phishing acontecerem, maior será a perda para as empresas. Mesmo sendo uma ameaça conhecida, esta modalidade de crime cibernético continua funcionando porque utilizam como tática para o ataque a confiança que os usuários têm por páginas on-line ou pessoas. Por este motivo, as redes sociais tornaram-se alvo dos phishers”, alerta o diretor da Divisão Técnica para a América Latina e Caribe da RSA, Marcos Nehme.
Redes sociais
Nehme ressalta que quando as empresas decidem atuar nas redes sociais com páginas próprias tornam-se alvo dos phishers. “É importante que as empresas sigam as tendências de mercado, mas elas devem estar preparadas em relação à segurança para poderem atuar em novas frentes de negocio e relacionamento”.
Fonte:
Info Money