Consumo e perdas de energia caem 1,4% no quinto mês do ano

03/06/2009

SÃO PAULO – A carga de energia elétrica no Brasil caiu 1,4% em maio, frente ao mesmo período do ano passado, segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), divulgado nesta terça-feira (2). A análise leva em consideração tanto o consumo quanto as perdas de energia.
Na comparação com abril, houve queda de 1,8% e, no acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 1,5% no consumo e perdas de energia. No quinto mês do ano, a carga de energia foi de 50.043 MW médios.
A queda na atividade industrial, segmento mais afetado pela crise, continua a ser o fator preponderante para o comportamento da carga de energia. Setores voltados ao mercado interno devem ser aqueles que reagirão mais, em um momento de retomada da produção, impactando na demanda por energia elétrica.
Análise regional
A região Sudeste/Centro-Oeste operou com 30.866 MW médios no mês de maio, 1,7% a menos do que no mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 1,2%. A variação da região, segundo a ONS, deve-se ao desempenho da atividade econômica local, que tem sido mais afetado pela crise.
Com 8.390 MW médios e uma variação positiva de 1,9% em maio, ante o mesmo período do ano passado, e de 2,5% em 12 meses, os resultados da carga no Sul do País, única região a apresentar variação positiva na comparação mensal, foram influenciados pela estiagem e a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul.
As regiões Nordeste (7.217 MW) e Norte (3.570 MW), por sua vez, apresentaram queda de 2,7% no confronto anual e altas de 1,5% e 2,6% em 12 meses, respectivamente.
Fonte:
Info Money