Concorrência vai baixar preços de carros no Brasil, diz ministro
04/10/2012
As novas regras para produção de carros no Brasil, anunciadas pelo governo nesta quinta-feira (4), devem fazer os preços dos veículos serem reduzidos, segundo avaliação do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
"Queremos carros mais baratos. O regime estimula a concorrência. Ao estimular a concorrência, estão vindo para o Brasil novas indústrias. Isso vai forçar a indústria aqui já estabelecida que reduza seus preços", declarou.
Entre as montadoras com interesse ou já construindo fábricas no país, Pimentel citou BMW, Chery, Jac e Nissan.
Além delas, Pimentel afirmou que "uma série de fábricas asiáticas de caminhões podem entrar no Brasil"
Os carros que fizerem pelo menos 17,26 quilômetros por litro com gasolina ou 11,96 quilômetros por litro com etanol vão pagar menos impostos.
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) subiu 30 pontos percentuais neste ano. Mas o governo decidiu descontar esses 30 pontos para as indústrias que usarem uma certa quantidade de peças nacionais ou do Mercosul. Agora, foi anunciado um desconto extra de até dois pontos percentuais para quem fizer carros mais econômicos, que gastem menos combustível.
O novo regime automotivo também exige que as empresas usem uma quantidade mínima de peças produzidas no Brasil e em países que integram o Mercosul para receber o benefício tributário do IPI.
As montadoras também receberão incentivos adicionais se comprovarem que estão investindo mais em pesquisa, inovação da linha de produção e tecnologia.
Fonte:
Uol