Comgás: não há previsão para retomada do abastecimento em SP
09/01/2009
A Comgás, distribuidora de gás natural em São Paulo, informou na noite desta terça-feira que não há prazo para retomar o fornecimento normal de combustível no Estado. A companhia divulgou que um plano especial de distribuição será formulado com a ajuda do governo paulista e garantiu que o abastecimento residencial não será afetado.
Mais cedo, a Petrobras anunciou a redução no fornecimento de gás natural para a Companhia de Gás do Rio de Janeiro (CEG), CEG-Rio (que atua no interior do Estado) e Comgás (distribuidora do combustível em São Paulo). Segundo a empresa, a medida aconteceu para garantir a geração de energia elétrica das usinas a gás natural.
O governo do Rio de Janeiro anunciou na noite desta terça-feira que vai entrar na Justiça para garantir que o abastecimento de gás natural no Estado.
A Petrobras diz que as distribuidoras foram alertadas há duas semanas pela área técnica da companhia sobre a redução.
As distribuidoras vinham realizando, há mais de um ano, retiradas de gás natural superiores ao volume total estabelecido em contrato, diz a Petrobras. A empresa afirma que está em negociação com CEG, CEG-Rio e Comgás há vários meses para atender a demanda.
O corte no Rio chegou a quase 20%, mas as distribuidoras afirmaram que o abastecimento de casas e comércio não será afetado.
O anúncio vem em um momento em que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) decidiu despachar a energia produzida por usinas termoelétricas em meio ao encarecimento da energia hidrelétrica durante o período seco.
Fonte:
Invertia