Com o projeto “Made by Italy: a língua italiana torna-se um negócio”

10/12/2021

A cadeia de abastecimento da cultura, com suas atividades relacionadas, vale mais de 250 bilhões de euros. Este é um valor importante que vai muito além dos 16% do PIB reportados pelas estatísticas e também influencia positivamente o sucesso do Made in Italy. A cultura e a língua italiana sempre tiveram uma forte atração no mundo, representando um verdadeiro impulso adicional para apoiar a competitividade do sistema do país. É sobre estes temas que decorre a discussão promovida pela SACE, no âmbito das atividades do pólo de formação SACE Educação, e pela Sociedade Dante Alighieri, na Itália.

Com o evento virtual “Made by Italy: a língua italiana torna-se um negócio”, os participantes destacaram a estreita ligação entre o desenvolvimento das exportações e a promoção cultural, proporcionando um espaço de diálogo entre setores de excelência no Made in Italy, as instituições financeiras e a cultura italiana no mundo.

Participaram do evento Pierfrancesco Latini, CEO da SACE; Andrea Riccardi, presidente da Sociedade Dante Alighieri; Alessandro Masi, Secretário Geral da Sociedade Dante Alighieri; Pasquale Salzano, presidente da Simest; e Alessandro Terzulli, Economista-Chefe da SACE. A moderação foi de Mariangela Siciliano, Chefe da SACE Educação.

O projeto visa criar sinergias, fortalecer competências, aumentar contactos e encontrar novas soluções para interceptar oportunidades de negócio e dar novo ímpeto ao relançamento do país. Atualmente, mais de dois milhões de pessoas no exterior estudam italiano. A atração pela língua italiana reflete um amplo interesse pelo país, tornando-se uma chave de acesso fundamental para entrar no universo cultural da Itália, único no mundo, explorando todo esse potencial para acelerar o reinício do Made in Italy.

“A missão da SACE tem sido tradicionalmente apoiar a exportação e internacionalização de empresas italianas. Por meio do Made by Italy, queremos ajudar a focar a atenção no elo essencial entre exportação e cultura, a essência do Made in Italy e o motor da recuperação econômica italiana”, declarou Pierfrancesco Latini, CEO da SACE. “Estou convencido de que, como nunca antes, é essencial ‘criar um sistema’, buscando todos os diálogos possíveis entre os diversos atores do mundo econômico. O sistema nacional deve se mostrar forte e compacto para sustentar a competitividade de nossas empresas na Itália e no mundo. É, de fato, claro que o recomeço do nosso país só pode passar pelo trabalho em equipa e pela ação sinérgica, sem esquecer os investimentos para o crescimento, o capital físico e humano e a produtividade ”, concluiu.

“Devemos acreditar mais na Itália no mundo global e queremos empurrá-la para nos abrirmos a esse desafio por meio da linguagem. Daí a ideia de uma grande plataforma, Dante.global, junto com a abertura de escolas italianas em diferentes partes do mundo”, afirmou Andrea Riccardi, presidente da Sociedade Dante Alighieri, que acrescentou: “O ensino da língua prepara o futuro e mantém a língua viva e o interesse por tudo o que é feito na Itália. A língua abre acesso ao mundo italiano ”.

Fonte: Teleborsa

Imagem: Unplash