Com juro e dólar atuais, emprego pode cair no 4º tri

09/01/2009

SÃO PAULO – A indústria paulista voltou a fazer prognósticos pessimistas para os próximos meses. Após período de relativa calmaria, os novos indicadores de emprego do Ciesp reacenderam a luz de alerta e o diretor do Departamento de Economia (Decon) da entidade, Boris Tabacof, avalia que a tendência do emprego industrial é “evidentemente de queda” e que o último trimestre do ano pode ter corte de pessoal na indústria.

“Os números mostram que a tendência é evidentemente de queda. Se continuarem os fundamentos econômicos, tais como o crédito caro e o câmbio valorizado, podemos ter no último trimestre do ano uma redução do emprego, com mais demissões que contratações”, disse o diretor do Ciesp, ao comentar os números de emprego de agosto. Apesar do prognóstico negativo, Tabacof avalia que o discurso da entidade não é “alarmista” e sim “preocupante”.

Em agosto, a indústria paulista, conforme os dados do Ciesp, gerou 1.575 novos postos de trabalho, o que aponta para estabilidade no nível de contratação, com ligeiro acréscimo de 0,08%. Para Tabacof, o comportamento recente da indústria comprova a tese de que o melhor momento do setor já passou. O diretor da entidade destaca que a média móvel do crescimento do emprego no acumulado de 12 meses ficou próxima de 5% entre setembro de 2004 e abril de 2005. “Agora, em agosto, caímos para pouco mais de 3% e podemos continuar em queda”, afirmou.

Diante da avaliação negativa do cenário econômico, o Ciesp aposta que o ano deve terminar com crescimento entre 3% a 4% na criação de postos de trabalho na indústria paulista. “Se persistirem as atuais condições, fecharemos o ano mais próximos de 3%. Já se houver alguma melhora dos indicadores, podemos ficar mais perto de 4%”, disse o economista-chefe do Ciesp, Carlos Cavalcanti. Segundo ele, o desempenho significaria a criação de pouco mais de 60 mil empregos, no cenário mais conservador, ou até quase 80 mil postos, no ambiente mais favorável à produção.

Fonte:
Valor Online
Fernando Nakagawa