Classes A e B compram menos produtos, mas gastam mais, diz pesquisa
31/08/2009
SÃO PAULO – Os consumidores pertencentes às classes A e B são os que desejam menos produtos, compram menos, mas gastam mais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Análise, a ser divulgada durante o 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo nesta terça-feira (1).
De acordo com o estudo, as classes A e B desejam trocar o que tem por algo sempre melhor e de maior valor agregado, sendo que, atualmente, é a TV de LCD seu maior sonho de consumo, seguida pela reforma ou compra de um imóvel. Classes C, D e E "A classe C quer o que as classes A e B já têm e as classes D e E querem o que a classe C já possui", afirma, segundo publicado pela Agência Brasil, o cientista político do Instituto Análise, Alberto Carlos de Almeida. Na classe C, a meta principal é a compra de um carro; depois, aparecem o computador, a televisão e o apartamento. Já entre os consumidores das claases D e E, a aquisição de aparelhos eletrônicos, como máquinas de lavar, é a maior prioridade. Bens indispensáveis Por outro lado, produtos como aparelhos de MP3, TV de LCD e motocicletas ainda aparecem como supérfluos. O levantamento ouviu mil pessoas maiores de 16 anos em 70 cidades do interior e das regiões metropolitanas do País, representando toda a população brasileira adulta de todas as classes sociais. |
Fonte:
Info Pessoal