China exportará locomotivas ao Brasil a partir de 2008
09/01/2009
Macau, China, 19 Jul (Lusa) – A estatal China Northern Railway (CNR) assinou um acordo com a brasileira Engenharia e Investimentos Ferroviários (EIF) para vender locomotivas ao Brasil a partir de 2008, informa a agência de notícias Macauhub.
O acordo assinado em São Paulo entre as duas empresas inclui ainda a realização de estudos de viabilidade econômica para a montagem de locomotivas no Brasil, a partir de 2010, com a importação de peças chinesas.
Atualmente, a CNR e a EIF – especializada em manutenção de locomotivas – duas empresas mantêm um acordo para manutenção, aluguel e financiamento de locomotivas, por meio de uma equipe técnica brasileira.
A China e os Estados Unidos são os únicos países que produzem locomotivas, e as empresas brasileiras que operam as estradas de ferro importam majoritariamente unidades norte-americanas de segunda mão. Segundo o diretor da EIF, João Gemma, o custo final das locomotivas chinesas será mais de 30% menor que o das norte-americanas.
Atualmente, três grandes empresas operam estradas de ferro no Brasil: a Companhia Vale do Rio Doce, a América Latina Logística (ALL) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A ALL é a maior da América do Sul, com 20.495 quilômetros de ferrovias tanto no Brasil como na Argentina e com uma frota de 960 locomotivas e 27 mil vagões. Única empresa do setor negociada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrou lucro líquido de US$ 78 milhões (R$ 170 milhões) em 2005, um aumento de 90% em relação a 2004.
Fonte:
Lusa Agencia de Noticias