China cresce 7,9% no trimestre após pacote de mais de US$ 500 bilhões
16/07/2009
No conjunto do primeiro semestre, o crescimento foi de 7,1%, contra 10,4% no mesmo período de 2008.
O porta-voz do Escritório lembrou, no entanto, os desafios que a economia chinesa ainda enfrenta, ao apresentar as estatísticas econômicas do primeiro semestre à imprensa.
"Existem muitas dificuldades e desafios que a economia enfrenta. A base para a recuperação continua sendo frágil, o ritmo para a retomada instável, o modelo desequilibrado e, portanto, continuam existindo fatores voláteis", advertiu Li Xiaochao.
O crescimento do PIB na China, muito afetada pela crise financeira internacional, registrou forte desaceleração no quarto trimestre de 2008, em que a alta foi de 6,8%, contra 9% no trimestre anterior.
A atividade econômica da terceira maior economia mundial, muito dependente do comércio exterior, sofreu com a queda da demanda estrangeira de seus produtos, que provocou uma baixa das exportações, o fechamento de fábricas e desemprego.
Para responder aos problemas, o governo se esforçou para centrar a economia no mercado interno, estimulando o consumo e os investimentos com um grande plano de recuperação econômica de mais de 500 bilhões de dólares em dois anos.
AFP