Cheques devolvidos chegam a 1,99% em 2014, o maior percentual em 5 anos

19/01/2015

No acumulado de 2013, percentual de cheques devolvidos por insuficiência de fundos foi de 1,97%.
 
O número de cheques devolvidos por falta de fundos (segunda devolução), como proporção do total de cheques movimentados, encerrou 2014 com o percentual de 1,99%, na comparação com 2013, representando o maior número desde a alta de 2,10% registrada em 2009, revela a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
 
Considerando apenas os cheques devolvidos, houve recuo de 8,8% no acumulado de 2014, e os cheques movimentados diminuíram 9,8%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, a devolução foi 11,0% menor para os consumidores e  2,5% inferior para as empresas.
 
Na análise mensal, a proporção de cheques devolvidos sobre os movimentados atingiu 1,91% em dezembro de 2014, apresentando leve aumento em relação ao mês anterior, quando a proporção foi de 1,90%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.
 
Os cheques devolvidos apresentaram aumento de 15,9% na comparação mensal (dez/14 contra nov/14), enquanto os cheques movimentados cresceram 15,2%, o que contribuiu para a pequena variação do índice no período.
 
O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.
 
A série histórica deste indicador está disponível em:
 
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/
 
Sobre a Boa Vista SCPC
 
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
 
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
 
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
 
  Fonte:
Segs