Celulares: país deverá ter 170 milhões de usuários em 2010
09/01/2009
SÃO PAULO – De acordo com José Luis De Souza, presidente da FITec, até o fim deste ano, o número de assinantes de celular deve chegar aos 106 milhões. Até o fim de 2010, o total deve bater os 170 milhões, isso depois do país já ter alcançado, em fevereiro deste ano, 88 milhões de usuários.
As novas coberturas que estão por vir, o 3G, que deve chegar com força total e maior adesão das classes C e D e as facilidades que os varejistas têm concedido na aquisição dos aparelhos, que podem ser adquiridos em 10 ou 12 vezes, são alguns dos fatores de impulso do mercado.
Pós-pago deve crescer mais
Embora o pré-pago represente hoje 80% da telefonia celular no Brasil, o crescimento deve ocorrer nas duas modalidades, com possibilidade de ascensão maior para o pós-pago: “A tendência é as operadoras subsidiarem pouco ou nada do pré-pago e bancarem pesado o pós-pago”, analisa Souza.
No ano passado, o Brasil produziu pouco mais de 40 milhões de aparelhos, sendo 10 milhões para exportação, 10 milhões para reposição e 20 milhões voltados aos novos clientes.
O aumento da participação das classes C e D se deve às facilidades de crédito concedidas pelas redes varejistas, que financiam os aparelhos em muitas parcelas, e às operadoras, que estabelecem planos e serviços acessíveis a toda a população.
Em alguns locais, já existem empresas que oferecem recargas a partir de R$ 2,00, que são acessíveis a todas as pessoas e permitem que a telefonia celular se estenda também às classes D e E.
Fonte:
Info Money Pessoal