Camex lista produtos que poderão ser usados em retaliação contra EUA
10/02/2010
A Camex, Câmara de Comércio Exterior, aprovou uma lista de produtos que poderão ser usados numa possível retaliação do Brasil contra os Estados Unidos.
A medida foi autorizada pela Organização Mundial do Comércio por causa dos subsídios que o governo norte-americano paga aos produtores de algodão. A OMC autorizou um valor de US$ 830 milhões. Até agora, a lista aprovada pela Camex soma US$ 560 milhões.
“A preocupação do governo é não afetar o setor produtivo nacional. O governo, por exemplo, evitou nos estudos da lista colocar itens como bens de capital, máquinas, equipamentos e insumos que podem evitar a produção nacional. Por tanto, a lista trabalhou com critérios técnicos, bem objetivos e com a preocupação de minimizar os efeitos sobre a economia doméstica da retaliação”, esclareceu Lytha Spíndola, secretária executiva da Camex.
A relação final dos itens ainda passará por ajustes e deve ser divulgada até primeiro de março. Não existe uma decisão do governo brasileiro sobre quando essa retaliação será efetivada.
Fonte:
Globo Rural