CAMARA ITALO-BRASILEIRA EM GUARULHOS

09/01/2009

São Paulo 24/3
Com o objetivo de incrementar ainda mais a relação entre a Câmara Ítalo-Brasileira e a Região de Guarulhos, nosso atual delegado Luiz Augusto Moraes criou a oportunidade, com ao apoio da CIESP e Prefeitura local, da realização de um encontro entre a Câmara e os empresários de Guarulhos.

O presidente da Câmara Italiana, Edoardo Pollastri, fez uma apresentação sobre os indicadores macro econômicos da relação Brasil-Itália e as atividades da Câmara para o incremento das relações bilaterais entres estes.

A iniciativa teve como objetivo principal apresentar a experiência italiana no desenvolvimento das pequenas e médias empresas que representam 98% da economia da Itália. Representando a ENIT – Entidade Nacional do Turismo Italiano, Fernanda Morici Longobardo, responsável da entidade no Brasil, falou sobre as oportunidades de turismo na Itália.

A apresentação foi feita na sede da CIESP no auditório LUIGI POLCAN que foi durante anos o delegado da Câmara e que realizou esta atividade com muito eficiência – “Região que foi muito bem representada pelo Sr. Luigi Polcan…” – disse Pollastri.

Estavam presentes cerca de 50 empresários da região, entre eles o empresário Luigi Bauducco, proprietário de uma das maiores empresas brasileiras do setor alimentar, localizada no município.
A palestra foi aberta com a apresentação do Consultor do Sebrae, Ricardo Viduedo, sobre a “Cooperativa de Crédito para Pessoa Jurídica”.

Guarulhos é a 2ª cidade em arrecadação em ICMS no Estado de São Paulo e possui um PIB de R$ 6.826 bilhões. É o 13º mercado consumidor do país e o 3º do estado de São Paulo.

O município possui um dos maiores e mais variados parques industriais, com cerca de 2.200 empresas, com destaque para as indústrias metalúrgicas, plásticas, químicas, farmacêuticas, alimentícias, vestuário e do setor de serviços de transportes e logística. Apresenta situação geográfica e econômica estratégica, além de possuir perfil internacional, sobretudo pela presença do aeroporto internacional, das rodovias e do grande número de empresas estrangeiras estabelecidas na região.