Bush quer baixar consumo de gasolina em 20% até 2017 nos EUA

09/01/2009

Washington, 24 – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu ontem à noite ao Congresso poderes para adotar medidas que permitam baixar o consumo de gasolina no país em 20% nos próximos dez anos a fim de reduzir a dependência do petróleo e a emissão de gás carbônico. “É de nosso interesse vital diversificar as fontes de energia dos EUA”, ressaltou Bush no Congresso – agora controlado pela oposição democrata -, em seu discurso anual sobre o Estado da União.

Pela proposta, o consumo de gasolina seria reduzido graças à expansão do uso de etanol e ao esperado desenvolvimento de motores mais econômicos pela indústria automobilística. Bush pediu poderes para mudar normas sobre veículos e combustíveis, mas rejeitou uma idéia democrata de exigir da indústria uma redução específica no nível de consumo dos automóveis.

O presidente propôs também a duplicação das reservas estratégicas de petróleo (hoje de 727 milhões de barris) em 20 anos. No discurso do ano passado, Bush declarou que os EUA eram “viciados em petróleo”.

Fonte:
Estadão.com.br