Brasileiros que moram fora do país não precisam votar

17/09/2008

Ao contrário das eleições presidenciais, o brasileiro que mora fora do país não precisa votar para o pleito municipal. Também não é necessário justificar, com exceção de quem não informou a justiça eleitoral que está morando em outro país. Nesse caso, o eleitor precisa fazer uma justificativa de próprio punho ou pessoalmente na Embaixada brasileira no país onde reside ou através de formulário através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A justificativa deve ser enviada para o cartório onde está cadastrado.

Quem mora fora, não votar e não justificar têm até 60 dias após retornar para o Brasil para comparecer ao cartório e regularizar a situação. Mas esta situação não pode ultrapassar três eleições. Nesse caso, o título é cancelado. Atualmente exstem 132.354 eleitores brasileiros cadastrados em outros países.

No total, são 94 zonas eleitorais no exterior, sendo que a que tem mais eleitores é a dos Estados Unidos, com 44.586 brasileiros aptos para votar. As outras maiores zonas ficam em Portugal, com 15.804; Austrália, com 1.364; Líbano, com 1.187; e África do Sul, 509 eleitores. Na América do Sul também há local para votar no Paraguai, com 3.099 eleitores; Argentina, com 2.752; e Guiana Francesa com  2.181.

 

Fonte:
A Tarde Online