Brasileiros gastam 73 minutos cada vez que vão a um shopping center
09/01/2009
SÃO PAULO – De acordo com pesquisa divulgada na última terça-feira (19) durante o 9º Congresso Internacional de Shopping Centers, o tempo médio de permanência do consumidor nesses estabelecimentos é de 73 minutos.
Entretanto, segundo o estudo – que mostra o hábito de freqüência e de consumo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador e Porto Alegre – os gaúchos são os que gastam menos tempo (63 minutos), ao contrário dos mineiros (94 minutos).
Maioria dos consumidores vai para comprar
Considerando o que mais motiva o consumidor a ir a um shopping center, 38% vão para fazer compras, 19% vão apenas para passear, 12% para utilizar os serviços e 10% se dirigem às praças de alimentação.
Enquanto São Paulo é a cidade campeã da freqüência motivada por compras (44%), Belo Horizonte é a campeã em passeio (26%) e, Salvador, no uso de serviços (18%). Além disso, 62% do público das seis capitais disseram ir ao shopping semanalmente.
Na categoria serviços, os caixas eletrônicos são os mais utilizados pelo público (60%), seguido das agências bancárias (39%), lotéricas (29%), correios (16%) e cabeleireiros (12%).
Gasto médio é de R$ 95
Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor que vai ao shopping e concretiza uma compra gasta cerca de R$ 95 por visita. Em Belo Horizonte, o valor médio de compra é de R$ 138,00 e no Rio de Janeiro, de R$ 71,00.
Em média, cada cliente entra em 2,5 lojas toda vez que vai ao shopping, sendo que 56% desses freqüentadores compram algo. Além disso, 78% dos consumidores disseram que vão ao cinema quando estão no shopping.
E assistir um filme incentiva outras atividades, uma vez que 55% dos clientes que vão ao cinema também vão à praça de alimentação. Entre os freqüentadores da praça de alimentação, a média de gastos é de R$ 13,00.
55% dos clientes são do sexo feminino
Apesar das mulheres serem taxadas como mais consumistas e “apaixonadas” por compras do que os homens, o estudo mostra um certo equilíbrio entre os sexos quando se trata de consumidor de shopping. Enquanto as mulheres ainda são a maioria, representando 55% dos freqüentadores, os homens já atingem 45% do público.
Em relação à classe social dos freqüentadores de shoppings, a pesquisa revela que 71% dos clientes pertencem às classes A e B, sendo que em Porto Alegre, este percentual sobe para 79%, e em Salvador, cai para 54%.
Fonte:
Info Pessoal