Brasil vai crescer 4,5% em 2012, diz Mantega

08/03/2012

O ministro Guido Mantega garantiu nesta quarta-feira (7) que o Brasil terá um crescimento maior neste ano do que em 2011, chegando a 4,5%. No ano passado, o crescimento da economia brasileira ficou em 2,7%. O ministro participou da apresentação do terceiro balanço do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2011/2014).

– Posso garantir que o crescimento será maior do que o do ano passado, chegando a 4,5%. Não será um ano fácil porque a crise mundial continua. Teremos inflação menor e contas públicas equilibradas, com uma economia saudável. Com tudo isso vamos buscar crescimento maior.

Para alcançar esse crescimento, de acordo com Mantega, o governo brasileiro tem em seu arsenal várias armas: ampliação de investimento público e privado (como do PAC 2, que será maior do que no ano passado); a injeção de recurso na economia com o aumento do salário mínimo; a ampliação da oferta do crédito e a manutenção dos programas sociais.

– O crédito deve crescer em torno de 17% em 2012 e os bancos públicos estão sendo provocados a aumentar o crédito com redução das taxas de juros.

Com mais dinheiro na economia, tanto pelos investimentos, como pelo salário mínimo, maior crédito e programas sociais, o governo espera que o crescimento do País seja maior.

O maior desafio, no entanto, será o crescimento da indústria brasileira, setor mais afetado pela crise financeira mundial.

– Nosso maior desafio será o crescimento da indústria brasileira, que no ano passado cresceu apenas 1,6%. Várias medidas na área da defesa comercial e cambial estão sendo tomadas. Teremos baixo crescimento da economia mundial e temos pela frente o tsunami monetário da maioria dos países, que pode acabar nos atingindo. Estamos preparados para evitar esse tsunami financeiro e não permitiremos a criação de bolhas financeiras.

 

Fonte:
R7