Brasil terá produção recorde de cana-de-açúcar e açúcar refinado
17/12/2009
Rio de Janeiro, 16 dez (EFE).- O Brasil, líder mundial na produção e exportação de açúcar e de etanol, terá na colheita da safra 2009-2010 uma produção recorde de cana-de-açúcar, segundo a previsão divulgada hoje pelo Governo.
Beneficiado pela alta da cotação internacional dos produtos, o país processará na colheita atual 612,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um volume superior em 7% ao da temporada anterior (2008-2009), conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A cana moída será 2,67% inferior à calculada pela Conab na previsão divulgada em setembro (629,02 milhões de toneladas).
A Conab atribuiu a redução ao excesso de chuvas nas regiões produtoras do centro e no sul do Brasil entre julho e novembro.
"Por essas razões, uma grande parte da produção será cortada só na próxima colheita", afirmou um comunicado do organismo, que acrescentou que o excesso de umidade também afetará a quantidade de sacarose da produção.
Pelos números da Conab, 54% da cana moída na colheita deste ano (336,2 milhões de toneladas) será destinada à produção de etanol e de álcool anidrido, que alcançará 25,8 bilhões de litros.
As exportações de açúcar subirão de 20 milhões de toneladas do ano passado para 24 milhões de toneladas neste ano, principalmente em direção à Rússia e à Índia, e o consumo interno subirá para 11 milhões de toneladas.
De acordo com a Conab, a área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar chegou em 2009 a 7,53 milhões de hectares. EFE
Fonte:
EFE / G1