Brasil poderá produzir genérico de remédio parte do tratamento de portadores do HIV
18/09/2008
O Ministério da Saúde, por meio do laboratório de Farmanguinhos (Fiocruz), deu início ao processo de registro do antiretroviral Efavirenz na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fase de testes de bioequivalência já foi finalizada, quando se estudou os efeitos do medicamento sobre um grupo de pacientes.
Atualmente, 80 mil pessoas utilizam o Efavirenz fornecido gratuitamente pelo Programa DST/AIDS do Ministério da Saúde, que atende ao todo 185 mil brasileiros. O remédio é um dos medicamentos que compõem o coquetel para o tratamento dos portadores do HIV, composto por 17 outros.
Depois da análise e registro da Anvisa, a produção será iniciada e assim o país não importará mais o medicamento. Metade da produção nacional será feita em Farmanguinhos e a outra metade, no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). Com isso, além de romper com a dependência estrangeira, o ministério incentivará a produção nacional.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Efavirenz genérico será produzido com a mesma segurança, rapidez e qualidade que todos os demais distribuídos pelos laboratórios públicos brasileiros.
Fonte:
Ministério da Saúde
clicabrasilia