Brasil: novas licenças 3G irão privilegiar interior do país

09/01/2009

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), regulador do sector no Brasil, quer aproveitar a venda das licenças da terceira geração (3G) no sector das telecomunicações móveis para fazer com que o serviço chegue ao interior do país, segundo adinta o jornal Estado de São Paulo.

A proposta de edital, que será votada hoje pelo conselho da agência, prevê que as empresas que comprarem licenças de 3G «serão obrigadas, nos dois primeiros anos após a assinatura do contrato, a levar o serviço para cerca de 2 mil municípios com menos de 30 mil habitantes que ainda não dispõem dele», nota a mesma fonte.
O relator do processo, conselheiro José Leite Pereira Filho, disse que a Anatel decidiu inverter a lógica dos concursos, que antes previam o início do atendimento pelos grandes centros. Isso foi necessário para implantar o serviço no mercado. «Hoje, está disseminado pelas grandes e médias cidades, com 105 milhões de aparelhos» em todo Brasil.

De acordo com o calendário incluído na proposta, o leilão das novas licenças 3G será realizado em Novembro e os contratos serão assinados na primeira quinzena de Fevereiro de 2008.

Fonte:
Dinheiro Digital