Brasil, Índia, EUA e UE tentam destravar OMC
09/01/2009
Genebra, 10 – À beira de uma crise profunda, ministros do Brasil, Índia, Estados Unidos e União Européia (UE) se reúnem em Nova Délhi a partir de amanhã para tentar destravar as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelo menos estabelecer um calendário para a conclusão da Rodada Doha, lançada em 2001. Mas, sem qualquer sinal de avanço, o diretor-geral da entidade, Pascal Lamy, sequer irá ao encontro.
A representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, resistiu o quanto pôde à idéia de se encontrar com os demais países e apenas a aceitou a viagem com a promessa de que não será responsabilizada por um eventual fracasso. Para completar, os europeus devem dar poucos sinais de flexibilidade em sua proposta de abertura dos mercados agrícolas diante das eleições na França em apenas duas semanas.
O G-4, como o grupo é conhecido, tomou para si a responsabilidade de tentar retomar o processo da OMC, suspenso em julho de 2006. Quase um ano depois, os entraves continuam os mesmos, principalmente em se tratando de abertura de mercados agrícolas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:
Estadão.com.br