Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo

09/01/2009

SÃO PAULO – O mercado brasileiro de franquias é mais forte do que se supõe. Com um faturamento de R$ 32 bilhões, o setor já conta com 850 empresas franqueadoras e 60 mil unidades franqueadas, de acordo dados da Associação Brasileira de Franchising.

Essas companhias já empregam 600 mil pessoas diretamente, e posiciona o Brasil como o 3º maior mercado do mundo.

E esse mérito é legitimamente brasileiro. É que 90% das franquias no mercado nascem de empresas nacionais, que se instalam, em sua maioria (65%), em shopping centers, onde o setor de franquias já é responsável por 50% das operações.

Mãos à obra
A expansão se deve muito a iniciativas de incentivo ao pequeno empresário. Um exemplo disso é o que ocorre no Espírito Santo, onde o Sebrae local decidiu apoiar as micro e pequenas empresas com uma injeção de R$ 60 mil.

A formação dos franqueadores está prevista para começar em abril e a implantação ainda em outubro deste ano. Para participar, contudo, os interessados (que podem entrar em contato pelo 0800 39 91 92) precisam ter o registro do depósito da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e registrar faturamento por, pelo menos, dois anos.

Expansão
Enquanto algumas franqueadoras e franquias se formam, outras se expandem. Este é o caso da Quartos & etc…. A empresa de mobília pretende expandir sua rede com lojas espalhadas pelas principais capitais do País e dentro das lojas multimarcas em cidades com mais de 250 mil habitantes.

Para aderir a essa franquia, a empresa diz que é preciso ter em caixa aproximadamente R$ 30 mil, o dobro do valor necessário para a abertura do negócio.

“Quase 50% acaba sendo revertido para o caixa em valor líquido, mesmo que tenham ocorrido descontos no produto”, estima o diretor do grupo, Alessandro Cenacchi, que garante poucos riscos a quem aderir ao empreendimento.

Qualidade
Com o sucesso das franquias, algumas empresas investem em requinte. É o caso da livraria Siciliano, que pretende inaugurar já no próximo dia 04 de abril a sua 10ª franquia (a rede conta, também, com 52 lojas próprias). Dessa vez, o negócio será fixado no Leblon, charmoso bairro carioca.

A loja terá aproximadamente oito mil livros e revistas (nacionais e importadas), distribuídos em 90 m2, e promete ser um diferencial para o público local.

Fonte:
Info Money Pessoal