Brasil é líder na telefonia celular na América Latina

09/01/2009

País está próximo de atingir o número de 100 milhões de assinantes

EXAME O Brasil lidera o ranking de celulares na América Latina, com 99,918 milhões de clientes, segundo o Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2007. A publicação, divulgada nesta terça-feira (23/1), traz dados sobre a atuação das principais operadoras de telefonia fixa e móvel em 23 países do continente.

O serviço de telefonia móvel chega a 42% dos municípios brasileiros e está próximo de atingir o número de 100 milhões de assinantes, de acordo com o último levantamento, feito em janeiro. O Brasil vem seguido do México, Colômbia e Argentina (veja no quadro a relação completa dos países).

Considerando o número de clientes comparado ao total da população, o Chile lidera o ranking, com uma penetração de 72% (11,4 milhões de clientes para uma população de 15 milhões de habitantes). A pesquisa mostra também que há mais telefones móveis do que fixos. Existem, no total 275 milhões de clientes em telefonia celular contra cerca de 95 milhões de linhas fixas. O Atlas de 2006 registrou 130 milhões de clientes de telefonia móvel nos países pesquisados, o que mostra um crescimento de mais de 100% na edição de 2007. Foram ainda identificadas 65 operadoras, sendo os três maiores grupos a mexicana América Móvil, a espanhola Telefônica Móvil e a Telecom Itália.

Publicado pelo grupo Converge, o Atlas cruza informações de operadoras, da Agência Nacional de Telecomunicações, além de dados sócio-econômicos para traçar um panorama da cobertura dos serviços de telecomunicações na América Latina.

Fonte:
Exame