Brasil e Itália estabelecem programa de cooperação

09/01/2009

BRASÍLIA, 6 de julho de 2004 – Brasil e Itália já iniciaram um programa de conservação da biodiversidade que beneficiará comunidades rurais, tradicionais e indígenas de várias regiões.

O programa Biodiversidade Brasil-Itália é o maior projeto de cooperação já realizado até hoje entre os dois países e terá a participação da Embrapa e do Ibama, pelo lado brasileiro, e do Instituto Agronômico L’Oltremare (IAO), pelo lado italiano. O IAO é o órgão de cooperação técnico-científica nas áreas de agricultura e meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

O projeto será desenvolvido em um prazo de três anos e englobará quatro pontos pricipais: as comunidades de Araripe (Ceará); Cazumbá (Acre); os povos indígenas Krahô, do Tocantins, e Xingu; e, por fim, o projeto Montes Claros que, por sua vez, envolve comunidades carentes de quatro pólos: região norte de Minas Gerais; Cidade Ocidental, em Goiás; Ceará e Sergipe.

O foco será promover a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica e de outras iniciativas de desenvolvimento local nessas regiões, com a participação efetiva das comunidades tradicionais e de pequenos produtores, procurando amenizar o nível de pobreza dessas comunidades e garantir a sua segurança alimentar.

A cooperação prevê ainda a realização de um quinto ponto estratégico, que os coordenadores chamam de transversal, já que passa por todos os outros pontos, e que se baseia na aplicação de técnicas de biotecnologia.

(Ascon Cenargen – Agência Brasil)