Brasil comemora Dia do Imigrante Italiano

21/02/2018

Pleno News

Brasil comemora Dia do Imigrante Italiano

Data tem como referência a primeira viagem de imigrantes vindos da Itália para o país

O dia 21 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data é porque, em 1874, nesse mesmo dia aconteceu a chegada da expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo. Essa viagem marcou o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Mesmo depois de quase 145 anos da chegada dos primeiros italianos, a influência cultural é muito forte em algumas localidades, principalmente no estado de São Paulo.

O delegado do Comitê Olímpico Italiano e que trabalha no Consulado da Itália no Brasil, Alfredo Apicella, falou ao Pleno.News que o povo brasileiro sempre recebeu os italianos de forma muito fraterna.

– A aproximação com o Brasil sempre foi muito forte, porque o povo brasileiro sempre nos recebeu muito bem. Nós, italianos, sempre tivemos uma grande integração com o Brasil. A sensação de carinho é muito grande.

Ele afirmou que existem muitas semelhanças nas áreas da moda, do design e da engenharia. Realçou ainda que a imagem da Itália sempre foi muito bem-vista no Brasil.

Embora muitos lembrem, principalmente, da parte culinária, também houve influência italiana na arquitetura brasileira. A jornalista Cíntia Salomão Castro fez uma pesquisa, em 2016, sobre os traços arquitetônicos italianos em alguns prédios da cidade do Rio de Janeiro.

– Alguns dos lugares mais conhecidos do Rio tiveram forte influência italiana. Por exemplo, o Obelisco da Rio Branco foi construído pela empresa do construtor Antonio Januzzi. Ele também foi o responsável pelo prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

A jornalista também citou o engenheiro vindo da Sicília, Antonio Virzi. Ele foi o autor do Edifício Fantasmagórico, onde ficava a fábrica do antigo Elixir de Nogueira. O prédio era localizado na Rua da Glória, no bairro homônimo, na Zona Sul, e foi demolido nos anos 70. Ela também relembrou que o mobiliário da Confeitaria Colombo, no Centro do Rio, foi responsabilidade de Antonio Borsoi, que veio de Veneza.

Cíntia também citou uma curiosidade no aspecto gastronômico: o fato dos cariocas gostarem mais de pizza calabresa e os paulistas da napolitana. Isso se deve ao fato da presença de imigrantes vindos da Calábria terem se estabelecido no Rio de Janeiro, enquanto os que vieram de Nápoles ficaram em São Paulo.

Em 2018, a imigração italiana no Brasil completa 144 anos.

Fonte: https://pleno.news/brasil/brasil-comemora-dia-do-imigrante-italiano.html