Bolsas asiáticas disparam; Hong Kong sobe 8,7%

08/12/2008

As bolsas de valores da Ásia fecharam no patamar mais alto em três semanas nesta segunda-feira, com investidores se mostrando empolgados com um plano de resgate às montadoras americanas, com a queda dos preços do petróleo e com mais medidas de estímulo por parte de governos para limitar os danos econômicos da crise de crédito.

A bolsa de Hong Kong disparou 8,7% após a informação de que autoridades econômicas da China reúnem-se esta semana, o que levantou especulações de que mais medidas de estímulo da economia chinesa estão a caminho.

O petróleo tinha alta de cerca de 6,4%, para US$ 43,42, mas o mergulho para o menor patamar em quatro anos, para cerca a dezena dos US$ 40 o barril, deve dar certo alívio ao temeroso cenário de aperto de crédio e aumento de demissões.

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostrou que a confiança de trabalhadores do setor de serviços no Japão caiu mais em novembro, para um número histórico mínimo.

"Ainda haverá mais movimentos de queda nos mercados asiáticos", disse Dariusz Kowalczyk, chefe de investimentos do CMC Seymour em Hong Kong, acrescentando que o encolhimento de superávits comerciais na região deve atingir os lucros de empresas e as ações.

O índice MSCI que reúne as principais ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão registrava alta de 7,2% às 7h43 (horário de Brasília), registrando a maior alta diária em seis semanas. Mas o índice permanece em queda de 56% no ano, sendo que 2008 já está praticamente encerrado.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio terminou o dia em alta de 5,2%, com a fabricante de maquinário Komatsu se valorizando 11% com os planos de estímulo global sendo lançados. O Nikkei superou a alta de 3,7% do índice S&P 500 na sexta-feira.

"Há uma avaliação de que talvez as ações japonesas tenham caído muito", disse Nagayuki Yamagishi, estrategista do Mitsubishi UFJ Securities.

Na China, a agência Xinhua informou que líderes econômicos chineses vão se encontrar esta semana para buscar caminhos para manter o crescimento acima de 8%. Os papéis na bolsa de valores de Xangai terminaram em alta de 3,6%.

Já na Austrália, o governo começou a enviar cheques a famíilias e pensionistas, danto seguimento a um plano de estímulo econômico anunciado em outubro. A bolsa de valores de Sydney fechou em alta de 4 por%.

O índice Kospi, da Coréia do Sul, fechou em forte valorização de 7,5%, enquanto em Taiwan houve salto de 4,57%. Em Cingapura, a bolsa terminou em alta de 0,94.

 

Fonte:
Invertia