Bird: América Latina exporta mais graças ao crescimento chinês e indiano

09/01/2009

CINGAPURA, 18 set (AFP) – A América Latina exporta atualmente 10% a mais graças à enorme demanda do crescimento da economia da China e Índia nos últimos 15 anos, afirmou esta segunda-feira Guillermo Perry, economista chefe do Banco Mundial (Bird).

“As exportações totais da América Latina seriam 10% menores do que são hoje se China e Índia tivessem crescido como a média do mundo nos últimos 15 anos”, disse Perry, ao apresentar um relatório do Bird sobre as conseqüências do crescimento dos países asiáticos sobre a América Latina.

Segundo o economista, a espetacular progressão de China e Índia “teve efeito direto e indireto muito positivo para a região”, mediante o aumento das “exportações latino-americanas, em particular as de produtos básicos e também de manufaturas”.

Nos últimos três anos, a economia latino-americana cresceu de maneira firme graças às exportações de matérias-primas para a Ásia. De acordo com as projeções do FMI, a economia da América Latina crescerá 4,8% este ano e 4,2% em 2007.

Fonte:
AFP