BCE manteve valores das Taxas nos 4%
09/01/2009
O Banco Central Europeu (BCE) manteve as Taxas de Juro nos 4%. O presidente do Banco, Jean-Claude Trichet, diz que há um elevado nível de instabilidade nos mercados financeiros e que é preciso esperar até subir de novo os juros. Trichet vai estar atento aos sinais dos mercados financeiros e à crise no sector imobiliário norte-americano.
Esta foi uma decisão que esteve envolta em expectativa r que colocou os olhos de vários agentes económicos e de muitas famílias no BCE. A decisão do Banco Central aliviou também a tensão de alguns líderes políticos europeus. Nicolas Sarkozy, o presidente francês, chegou mesmo a assumir parte da decisão, ao dizer que esta era a prova de que «falando e debatendo se conseguiam pequenos progressos». Apesar de tudo, Trichet diz que esta foi uma decisão totalmente independente.
Apesar de continuar a defender que a economia europeia ainda está acomodada, ou seja, que há margem para futuras subidas nos juros de referência, Jean-Claude Trichet não usou a expressão “forte vigilância”. Em aberto fica assim a possibilidade das taxas voltarem a subir até ao final do ano.
Fonte:
TVI