BCE eleva juro a 3,75%, maior patamar em 5 anos

09/01/2009

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu (BCE) decidiu elevar sua taxa de juro para 3,75 por cento nesta quinta-feira, decisão amplamente esperada e que coloca o juro básico da região em seu maior patamar desde novembro de 2001.

Sinais de que o crescimento da economia da zona do euro continua sólido, além das dicas dadas pelo presidente do BCE no mês passado sobre a necessidade de se manter “forte vigilância” sobre os riscos inflacionários fizeram com que todos os 80 analistas consultados pela Reuters estimassem um aumento da taxa de juro em março.

Investidores aguardam agora novas indicações do presidente do BCE, Jean Claude Trichet, que concede entrevista coletiva a partir das 10h30 (horário de Brasília) para comentar a decisão da instituição. A autoridade monetária elevou os juros na região sete vezes desde o início do ciclo, em dezembro de 2005.

Trichet também deve apresentar novas projeções para a inflação e o crescimento econômico até 2008.

Atualmente em 1,8 por cento, a inflação na zona do euro tem ficado em linha com a meta de preços estabelecida pelo BCE desde setembro, o que levou alguns sindicatos a questionar a necessidade de novos aumentos da taxa de juro.

Mas o BCE está preocupado sobre os riscos provenientes dos preços do petróleo, do forte aumento do fornecimento de moeda e das pressões maiores de preços e salários, já que o crescimento da economia vem em linha ou bem próximo de seu ritmo mais forte e sustentado.

Fonte:
Reuters