BC corta 0,75 ponto percentual e juros básicos vão a 15,75%
09/01/2009
BRASÍLIA – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve o ritmo de redução dos juros básicos e cortou a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 15,75% ao ano. Esta é a sétima diminuição sucessiva da Selic. Não foi estabelecido viés para a taxa. Assim, o juro primário volta ao mesmo patamar de março de 2001.
A justificativa do comitê foi a seguinte: “Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária iniciado na reunião de setembro de 2005, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 15,75% ao ano, sem viés, e acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.
A grande maioria dos agentes no mercado financeiro esperava um corte de 0,75 ponto percentual. O cenário favorável de inflação no âmbito local é a principal explicação destes analistas.
O próximo encontro do comitê está agendado para 30 e 31 de maio. A ata da reunião de hoje será divulgada às 8h30 da quinta-feira semana que vem, dia 27 de abril.
Fonte:
Valor Online