Bancos oferecem sistema que substitui boleto bancário
19/06/2009
Um novo sistema de cobrança será lançado em breve para substituir os boletos bancários. O Débito Direto Autorizado (DDA) foi apresentado à imprensa nesta quinta-feira, dia 18, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e possibilitará aos clientes o pagamento de boletos sem a utilização de uma cópia impressa.
A Febraban informou que este é o único serviço eletrônico desse tipo no mundo, e tem despertado o interesse de outros países. O DDA poderá ser acessado via internet, telefone e caixa eletrônico, e começará a operar a partir do dia 19 de outubro.
No início, apenas boletos de despesas como taxas de condomínio, mensalidade escolar e financiamento de residência poderão ser incluídos no novo sistema. Segundo a Febraban, o sistema não é um débito automático, mas sim uma versão eletrônica dos boletos bancários. No entanto, o cliente poderá optar pelo débito automático ou agendamento dos pagamentos.
Para a Federação, o DDA irá facilitar o controle das contas a pagar e evitará problemas de recebimento atrasado de boletos. “O boleto eletrônico pode evitar o uso anual de 1 bilhão de litros de água e a emissão de milhões de quilogramas de dióxido de carbono no processo de emissão de boletos impressos”, informa a Febrabam, via comunicado.
O sistema será opcional. Os clientes poderão continuar a receber as versões impressas do boleto se desejar. O pagamento de contas de luz, água e telefone não poderá ser feito por meio do DDA nesse primeiro momento. Atualmente, os bancos emitem cerca de 2 bilhões de boletos impressos por ano. A meta da Febraban é reduzir esse número pela metade até 2012.
Fonte:
Band