Aumenta o número de produtos de Dop
09/01/2009
ROMA Até 2005 no mínimo 300 novos produtos agroalimentares deverão obter o reconhecimento comunitário ou a tutela das marcas coletivas. Este foi o compromisso assumido em Roma pelas 69 Câmaras de Comércio no exterior que atuam em 42 países no mundo, utilizando todos os instrumentos para caracterizar as produções típicas.
O objetivo é de respeito, declarou Ugo Girardi, Diretor do Instituto Nacional de Distribuição e Serviços da “Unioncamere” – se considerarmos que até hoje são 638 as Dop/Igp totais registradas a nível comunitário e que a Itália, com 134 produtos já registrados, superou de uma só vez a França.
Um objetivo que será atingido dentro de um ano, continuou dizendo Girardi, graças também ao fato das Câmaras de Comércio colocarem em rede a imagem italiana no exterior e às ajudas ministeriais, regionais e municipais. Com o pacto, porém, que a Administração pública P.A. garanta aos operadores a simplificação administrativa.
Entretanto as Câmaras de Comércio no exterior continuarão a trabalhar como integradoras para promover os nossos produtos, sem esquecer a importância de utilizar todos os instrumentos para a caracterização comercial através da rastreabilidade, as marcas coletivas, o “made in Italy”, as “dop” e as “Igp”. Uma meta que poderá ser atingida se apontarmos para a valorização do binômio empresa-território, à contribuição que poderão oferecer os restaurantes italianos no exterior e à grande atração turístico-cultural que o Belo País apresenta como vantagem.
As câmaras de Comércio indicaram a importância de ativar uma rede internacional de monitoramento comercial, de proteção e tutela das produções “made in Italy”. Para Girardi será preciso favorecer as políticas da cadeia produtiva e as agregações da oferta estimulando o nascimento dos consórcios de comercialização e dos distritos agro-alimentares de qualidade. E tudo ainda em relação à concorrência que exercerão os 10 novos parceiros comunitários e os budgets de despesa a eles reservados. Enfim, para relançar ainda mais no exterior os produtos agro-alimentares italianos não se pode renunciar a ajuda do sistema das Câmaras.
O seu Vice Presidente, EDOARDO POLLASTRI, não possui dúvidas a respeito, declarando que “não existe nenhum sistema no exterior como as Câmaras de Comércio e a rede de promoção criada é verdadeiramente excepcional”. “Em virtude das 23.000 empresas associadas são oferecidos serviços gratuitos de promoção”, acrescentou Pollastri, esclarecendo porém que “o sistema italiano não utiliza completamente as potencialidades que as Câmaras podem oferecer”.
Il Sole 24 Ore Michele Menichella