Audi não fabricará mais carros no Brasil e voltará a importar
09/01/2009
O último modelo A3 brasileiro será produzido em São José dos Pinhais (PR) daqui a duas semanas, informou o jornal O Estado de S. Paulo. O carro de médio porte da alemã Audi, sai de linha sete anos depois da inauguração da fábrica, numa associação com a Volkswagen.
A Audi é mais uma marca que abandona a produção local para voltar a ser importadora. A nova geração do A3, bem mais cara que a atual, começará a ser importada da Alemanha em setembro.
Da leva de novas montadoras que chegaram ao País nos últimos dez anos, a Audi é a quarta a desistir da produção, informou o jornal. A Chrysler fechou a fábrica da picape Dakota no Paraná. A International desativou a linha de caminhões no Rio Grande do Sul e a Land Rover deixou de montar no ABC o jipe Defender. A Mercedes-Benz acabou com o Classe A em Minas Gerais, mas fará um modelo para exportação.
O A3 é feito na mesma plataforma do Volkswagen Golf, que ganhará nova cara em 2007. A reestilização prorrogará a vida do automóvel que tem o mesmo design desde 1998.
O novo A3, o Sportback, deve custar entre R$ 110 mil e R$ 150 mil. A versão nacional custa a partir de R$ 66,9 mil. Desde o início da produção, em 1999, foram vendidas 50 mil unidades.
As vendas do Audi A3 chegaram a 11 mil unidades em 2001, mas despencaram. Este ano foram apenas 1,3 mil unidades, já sob o impacto do anúncio do fim da produção.
Apesar da paralisação da linha nos próximos dias, a Audi fez estoques para vender o modelo até dezembro. Nesse período, o A3 brasileiro vai conviver com o alemão, que será lançado em setembro. A expectativa é de vendas de mil unidades ao ano do Sportback.
A rede de revendedores, hoje com 21 lojas, acredita que o número pode chegar a 2 mil unidades se o preço for mais competitivo, na casa de R$ 80 mil a R$ 130 mil. A Audi Brasil Distribuidora, presidida por Daniel Buteler, negocia com a fabricante uma redução de preço.
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Invertia