Arquiteto projeta jardim que reúne, ao mesmo tempo, as quatro estações do ano
20/12/2017
Epoca Negocios – Desenvolvimento
20/12/2017 – 14H12/ ATUALIZADO 14H12 / POR AMARILIS LAGE
Arquiteto projeta jardim que reúne, ao mesmo tempo, as quatro estações do ano
O italiano Carlo Ratti, professor do MIT, desenvolveu a atração para o Citylife, projeto urbanístico em Milão
Primavera, verão, outono e inverno – por que aguardar a chegada de cada uma, se é possível vivenciar todas as estações ao mesmo tempo? Por mais inusitado que pareça, esse é o conceito por trás de uma das mais recentes criações do italiano Carlo Ratti, professor do MIT (Massachussetts Instituto of Technology). O arquiteto fundou em Turim, na Itália, um escritório que investiga como a tecnologia digital, por meio de sensores, dispositivos portáteis etc., impacta a forma como nos relacionamos com a arquitetura e o design. Isso já resultou em projetos como o “Paint by drone”, no qual esses veículos aéreos são utilizados para grafitar muros e fachadas de edifícios, e a “Greene School”, um complexo educacional em Palm Beach (EUA), onde a fronteira entre área interna e externa é revista, com salas abertas, para que os alunos possam estar, ao mesmo tempo, em contato com a tecnologia e com a natureza.
Com 2.500 m², o Jardim das Quatro Estações nasceu de uma parceria com a Citylife, projeto urbanístico que prevê a construção de um distrito em Milão, elaborado por Daniel Libeskind, Arata Isozaki e a vencedora do Prêmio Pritzker Zaha Hadid (que faleceu no ano passado). A ideia é oferecer ao público, nesse parque, um passeio que atravessa as quatro estações do ano, graças a um novo sistema de controle climático, de alta precisão.
O modelo deve usar apenas energia solar, coletada por meio de paineis fotovoltaicos e redistribuída pelos quatro pavilhões, esfriando a área destinada ao inverno e aquecendo aquela voltada ao verão. Centenas de espécies de plantas serão cultivadas ali, sob um teto transparente, de EFTE (um tipo de plástico), que utiliza sensores para abrir e fechar, num processo que ajuda a regular as condições internas do jardim.
Por meio de ajustes no calor e na luminosidade, o sistema vai direcionar o crescimento de cada planta para uma estação específica. Além disso, vários sensores digitais vão medir constantemente a quantidade de água, nutrientes e calor demandada por cada espécie – um dado que poderá ser acompanhado em tempo real, como se fossem “tweets” enviados pelas plantas sobre suas próprias condições. Ao percorrer o jardim, os visitantes terão a chance de observar todo esse processo de transformação pelos quais árvores, arbustos etc. passam ao longo de um ano. O trajeto começa na primavera, passa para o verão, seguido pelo outono, até acabar no setor destinado ao inverno.
A expectativa do arquiteto é que a atração promova, também, uma reflexão sobre o controle climático no planeta. Um estudo publicado neste mês pela renomada revista científica “Nature” indica que as projeções estavam erradas, e que o quadro é mais preocupante ainda do que se supunha – o aumento da temperatura até o fim deste século devem ser 15% superiores ao que vinha sendo previsto. “À medida em que o aquecimento global se tornar mais extremo, será maior a importância de imaginarmos estratégias para reparar o clima”, disse Ratti, ao divulgar o projeto no site do escritório.
Ratti esteve no início de dezembro no Brasil, para participar do Wired Festival, no Rio de Janeiro. No evento, abordou outras iniciativas que vem desenvolvendo, como o mercado do futuro, no qual também se destaca a preocupação com a sustentabilidade do planeta. Nesse projeto, o cliente pode tocar um painel junto ao produto no mercado e receber, imediatamente, dados tais como a origem daquele item, a presença ou não de substâncias alergênicas, produtos correlatos, promoções, instruções sobre o descarte da embalagem etc. A esperança é que a análise e visualização de dados nos ajudem a tomar decisões cada vez mais bem-informadas e que isso resulte, por sua vez, numa atitude cada vez mais responsável.
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2017/12/arquiteto-projeta-jardim-que-reune-ao-mesmo-tempo-quatro-estacoes-do-ano.html