Alta do dólar reflete de maneiras diferentes nos setores da economia
04/03/2015
Na terça-feira (3), a Bolsa de Valores de São Paulo subiu 0,5% e o dólar comercial passou de R$ 2,90, o maior valor em mais de 10 anos. A moeda americana subiu 1,1% e foi cotada a R$ 2,928.
Essa alta no dólar reflete em vários setores da economia brasileira, conforme analisa o comentarista do Hora 1, Carlos Alberto Sardenberg.
"A alta do dólar, da moeda americana, tem na economia brasileira, e na economia em geral, dois efeitos principais, um positivo e um negativo.
O negativo é a inflação porque com o dólar em alta, tudo o que é importado ou tem componente importado fica mais caro, então os preços tendem a subir.
O fator positivo é que facilita as exportações. O produto brasileiro fica mais barato em dólar e aumenta a possibilidade de venda no exterior. No caso do Brasil, estamos precisando desse apoio e incentivo externo.
Do ponto de vista da população brasileira, dos viajantes, isso significa que nós ficamos mais pobres, o dólar alto reduz nosso poder aquisitivo em relação ao resto do mundo e fica muito mais caro viajar. Em contrapartida, fica mais fácil para o estrangeiro vir visitar o Brasil, ou seja, ele fica mais rico aqui dentro e o brasileiro mais pobre lá fora".
Fonte:
G1