Alcool: missão japonesa negocia compra de combustível

09/01/2009

Brasília, 24 – Uma missão japonesa está em Brasília negociando com o governo brasileiro uma proposta de exportação de álcool combustível para o Japão. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é a primeira vez, desde a criação do grupo de trabalho nipo-brasileiro sobre etanol em junho deste ano, que o Brasil recebe uma delegação decidida a negociar um acordo que viabilize a exportação do produto. O Ministério do Desenvolvimento espera que uma declaração conjunta seja assinada amanhã, depois de encerradas as negociações.

A missão é integrada por representantes do governo e do parlamento japoneses e do setor empresarial. Grandes empresas como a Nippon Oil, Toyota, Mitsui, Nedo Alcohol Enterprise, Mitsubishi e Japan Bank mandaram seus diretores. As reuniões serão hoje e amanhã, no Ministério do Desenvolvimento, quando serão esclarecidas as eventuais dúvidas sobre o uso e a tecnologia aplicada ao etanol.

Estão previstas apresentações de representantes dos Ministérios de Minas e Energia, da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica) e da Companhia Vale do Rio Doce.

Fonte:
Estado de s.paulo
Renata Veríssimo