Air France-KLM com 25 % da Alitalia
13/01/2009
A Alitalia e a Air France-KLM chegaram a acordo. O grupo franco-holandês comprou 25 % da Alitalia por 323 milhões de euros e a nova companhia começa a voar hoje.
Segundo comunicado da Air France-KLM, a parceria com a Alitalia irá basear-se numa estratégia multi-hub, em que aos aeroportos de Paris-Charles de Gaulle a de Amesterdão-Schipol se juntam os de Roma-Fiumicino e Milão-Malpensa, “numa base de igualdade”.
No mesmo comunicado lê-se que a Alitalia “vai poder reconquistar o seu lugar no mercado italiano e, graças à sua cooperação com a Air France-KLM, recuperar as suas posições no mercado internacional”.
Estima-se que as sinergias resultantes do acordo se elevem a 720 milhões de euros ao longo de três anos na Alitalia, situando-se, essencialmente, na optimização das redes e da política de preços/receita da companhia (“revenue management”). Para tal será nomeado um director de sinergias, com um mandato de três anos, que alternará entre um grupo e outro.
Com esta parceria o grupo Air France-KLM terá três membros (em 19) no conselho de administração da Alitalia, e dois (em nove) no comité executivo do conselho.
Na sequência do acordo, as acções da Alitalia não poderão ser vendidas a terceiros durante quatro anos, até 12 de janeiro de 2013, podendo apenas ser negociadas entre os actuais accionistas italianos. De 13 de Janeiro a 28 de Outubro de 2013 será possível vender acções da Alitalia a terceiros, mas apenas após direito de opção dos accionistas e autorização do conselho de administração.
O acordo deve ainda ser aprovado pela assembleia de accionistas da Alitalia e pelas autoridades de concorrência nacionais e europeia, podendo entrar em vigor ainda no primeiro trimestre deste ano.
Fonte:
Turisver
N.A.