Aeroporto de Guarulhos estará saturado em 2015

09/01/2009

Um estudo realizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e de um documento da Infraero (estatal que administra os aeroportos) indicam que, mesmo com a construção do terceiro terminal de passageiros, o aeroporto de Cumbica (Guarulhos) só teria condições de atender à demanda por vôos até 2015. Mesmo que suas ampliações físicas se concretizem dentro do tempo planejado, Cumbica não acompanharia a demanda de passageiros.

Até agora, técnicos afirmam que o terceiro terminal de passageiros de Cumbica e a construção da terceira pista seriam duas das principais medidas capazes de aliviar o caos verificado nos aeroportos de São Paulo. Segundo um projeto da Infraero, o terceiro terminal teria área de 165 mil m2, 22 pontes de embarque e pátio para 33 aeronaves -estrutura suficiente para atender 12 milhões de passageiros/ano. Somado aos dois existentes, a capacidade de atendimento do aeroporto passaria dos atuais 17 milhões para cerca de 29 milhões de pessoas ao ano.

Um documento publicado em 2005 pelo extinto IAC (Instituto de Aviação Civil, incorporado à atual Anac), prevê, no entanto, que em 2015 o aeroporto de Cumbica deve registrar movimento de 30,7 milhões de passageiros. os 30,7 milhões se referem a uma situação de crescimento da demanda dentro da média prevista pelos órgãos do setor, mas pode ser ainda maior se a economia do país sefortalecer ao longo desse tempo.

O professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e especialista em projeto de aeroportos Anderson Correia, ouvido pelo jornal folha de S.Paulo em reportagem desta segunda-feira, diz que em curto e médio prazos, mesmo com obras de ampliação, Cumbica funcionará em situação de “sobrecarga.”

Fonte:
Revista Veja
30/07/2007