A excelência do “Made in Italy” na Couromoda 2009
08/01/2009
Numa promoção do Instituto Italiano de Comércio Exterior – ICE, entidade governamental ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, da Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI e da SMI-EMI (Sistema Moda Itália e Ente Moda Itália), 17 empresas italianas de calçados e sete de vestuário participam da 36ª Couromoda, que acontece de 12 a 15 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo.
Para expor a excelência dos produtos italianos o espaço do Pavilhão Italiano estará dividido entre ANCI e SMI-EMI (Sistema Moda Italia e Ente Moda Itália) testemunho da forte parceria entre as principais associações empresariais dos setores de calçados e vestuário que difundem o selo “Made in Italy”.
Numa iniciativa da Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI , 17 empresas de calçados de prestígio internacional (Alberto Gozzi, Aldo Bruè, Ballin, Bruno Magli, Calzaturificio Star, Franco Ballin, Fratelli Rossetti, Gianmarco Lorenzi, Iris, Luciano Padovan, Pakerson e Consorzio Vigevano Export (con Brunate, Caimar, Pepè, Renato Cenedella, Speroni, Sultana) apresentam suas coleções. A proposta é oferecer aos expositores italianos a possibilidade de maior aproximação com o mercado brasileiro que representa, por suas dimensões e perspectivas de crescimento, um dos mais importantes mercados do mundo.
Segundo dados da Associação Nacional dos Calçadistas Italianos – ANCI as exportações italianas de calçados ao Brasil, em 2007, foram de 61.340 pares, com um preço médio de 83,94 euros o par e um valor total de 5,0 milhões de euros, resultando em um aumento de 15,4% em relação a 2006. Nos primeiros oito meses de 2008 foram exportados 57.900 pares, no valor de 4,3 milhões de euros, um aumento em valor de 35,4 % em relação ao mesmo período de 2007.
Mesmo que os volumes exportados mantiveram-se praticamente inalterados em relação às dimensões econômicas do mercado, as perpectivas de crescimento são promissoras, devido principalmente ao prestígio que os calçados italianos têm no Mercosul.
Segundo Vito Artioli, presidente da ANCI, o Brasil representa o novo desafio para as exportações e o futuro crescimento do mercado de calçados de alto valor agregado “Made in Italy”. “É preciso haver um esforço conjunto para diminuir as altas taxas de importação de 35% visando facilitar a entrada dos calçados italianos no país”, ressalta Artioli.
As relações bilaterais entre a União Européia e o Mercosul poderão ser fortalecidas também com as relações Brasil / Itália, confirmadas com o Acordo de Intenções das Relações Comerciais, assinado em julho de 2008 entre Andrea Brotini, vice presidente da ANCI com a CEC – Confederação Europeia das Indústrias de Calçados e Milton Cardoso, presidente da Abicalçados- Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.
“O Acordo tem ressaltado o esforço comum dos dois países para o combate à concorrência desleal”, afirma Andrea Brotini.
Sua assinatura possibilitou ação conjunta para proteção dos acordos internacionais no campo comercial e ao mesmo tempo a qualidade dos calçados.
As duas entidades, ANCI e Abicalçados souberam lançar as bases de um projeto político e comercial com o objetivo de desenvolver, junto com às associações setoriais e os respectivos governos, maiores oportunidades de negócios entre a União Europeia e o Mercosul com a finalidade de obter igualdade de condições no comércio internacional.
A participação do Pavilhão Italiano – Made in Italy – na 36ª Couromoda, apresentando a excelência dos produtos, com 17 empresas de calçados e sete (07) de vestuário, vem consolidar as relações Brasil – Itália, espaço de encontros com os fabricantes locais durante os quatro dias da Feira, ressalta Giovanni Sacchi, diretor no Brasil, do Instituto Italiano para o Comércio Exterior.
ANCI – Associação Italiana das Indústrias de Calçados: a entidade reúne cerca de mil empresas, que representam 70% da produção italiana de calçados. Em sua grande maioria são pequenas e médias empresas, cada uma delas especializadas em segmentos específicos do produto. A finalidade da ANCI é estudar, patrocinar e promover iniciativas no campo econômico, técnico e científico no interesse da indústria de calçados, representando-a em todos os níveis institucionais. A ANCI é também a organizadora da MICAM Shoevent, em Milão, a mais importante feira de calçados do mercado mundial.
ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior: entidade encarregada de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países do mundo, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte e seus consórcios de exportação. Sediado em Roma, o ICE possui 17 escritórios na Itália e outros 117 espalhados em 87 países. Suas atividades são financiadas por meio de recursos provenientes do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e, em menor grau, pelas empresas italianas que utilizam seus serviços promocionais e de consultoria.
Com sua rede de escritórios, garante apoio às empresas italianas que desejam atuar no mercado global, fornecendo informações a nível econômico, legal e técnico, bem como desenvolvendo estudos setoriais e análises personalizadas da concorrência e de viabilidade de mercado, auxiliando-as no fechamento de contratos de venda, estabelecimento de joint-ventures, concessão de licenças e demais formas de cooperação. Através da realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais e de missões comerciais de empresários à Itália, bem como de italianos ao exterior, de cursos e convenções, de campanhas publicitárias e de outras iniciativas de seu Programa Promocional, o ICE intensifica as oportunidades de negócios, reforça a imagem da marca Made in Italy e promove a cooperação industrial e o investimento de capital estrangeiro na Itália.
Integram o Pavilhão Italiano – Made in Italy – na Couromoda.: Empresas de Calçados: Alberto Gozzi, Aldo Brue, Ballin, Bruno Magli, Franco Ballin, GFratelli Rossetti, Gianmarco Lorenzi, Iris, Luciano Padovan, Pakerson, Vito Artioli e o Consorzio Vigevano Export, presente com cinco de suas associadas: Brunate, Caimar – Cesare Martinoli, Speroni Renato Cenedella, Sultana e Pè Pè.
Empresas de Vestuário: Bresciani, I Pinco Pallino, MA.AL.BI, MAC’S Cashmere, Marly’s, Sportswear Company e View di Monica Crestan. Pavilhão Italiano – Made in Italy – Calçados e Confecções na Couromoda 2009, Rua B/C 35/38 – Pavilhão do Anhembi – São Paulo | Couromoda 2009 – 36ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro 12 a 15 de janeiro de 2009 .
Fonte:
Portal Fator Brasil