29º Campeonato Mundial da Pizza está confirmado para abril na Itália

10/02/2022

Até o momento, mais de 500 pizzaiolos de 40 países confirmam participação no maior evento internacional da pizza, que estava paralisado há dois anos

Inscrições seguem abertas

Após dois anos de paralisação causada pela pandemia, os fornos do Campeonato Mundial da Pizza 2022 serão reacendidos em Parma, na Itália, entre 5 a 7 de abril. O evento, que chega à sua 29ª edição, é o mais importante a nível internacional para os profissionais da pizza. Até o momento, as inscrições ultrapassam 500 pizzaiolos de mais de 40 países. As inscrições seguem abertas no site oficial do Campeonato, sendo possível concorrer em até três categorias.

Como a pizza pode ser preparada de modos diversos, a edição 2022 do Campeonato Mundial da Pizza traz 12 categorias, divididas por habilidades: “Gare di Cottura”[“competições de culinária”] como, por exemplo, Pizza Clássica, Pizza Sem Glúten, Pizza Napolitana STG, Pizza in Teglia, Pizza in Pala, Triatlo. Paralelamente, haverá as “Gare di Abilità” [“competições de habilidade”], como Freestyle (uma performance acrobática espetacular ao ritmo de música), Larger Pizza (a habilidade dos pizzaiolos em espalhar 500 gramas de massa vai demonstrar o quão grande uma pizza pode se tornar) e Pizzaiolo Mais Rápido (o vencedor é aquele que espalhar cinco discos de massa mais rápido).


Entre as competições mais esperadas, está também Pizza a Dois, onde pizzaiolo e chef trabalham juntos para assinar a pizza.

Finalmente, o aguardado Troféu Heinz Beck está de volta: “I Primi Piatti in Pizzeria” [“O primeiro prato em uma pizzaria” – aquele que é servido antes da pizza] ,uma competição única e inovadora, assinada pelo famoso chef três estrelas Heinz Beck, no papel de jurado excepcional. Na avaliação dos primeiros pratos estão a qualidade, os pratos artesanais e os pratos expressos criados pelos chefs das pizzarias. Portanto, não é um simples desafio de cozinha: a rapidez de realização, a criatividade e o profissionalismo são características essenciais para poder vencer este cobiçado prêmio.

Mercado da pizza

Na Itália, existem mais de 67.000 empresas cuja atividade principal é a pizzaria. A maior fatia é representada pelas próprias pizzarias: mais de 60.000, das quais mais de 3.000 nasceram nos últimos 24 meses. Um mercado destinado a crescer também a nível mundial, segundo os últimos dados da Euromonitor International, atingindo a monstruosa cifra de 141,1 mil milhões de dólares em vendas em 2022, com um aumento de 6,7%, impulsionado pelos desempenhos no Leste Europeu (+ 12,7%) e na América Latina (+ 12,2%). Mesmo em um mercado já maduro como a América do Norte, a Euromonitor espera um crescimento geral das vendas de 5,3% para US$ 56,5 bilhões.

No Brasil, existem mais de 40 mil pizzarias, segundo dados da Associação Pizzas Unidas, divulgados pela imprensa em 2020. O país é o segundo maior consumidor de pizzas no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Por dia, mais de um milhão de pizzas são consumidas nacionalmente, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares publicada em 2020 e divulgada pela Food Service News.

Imagens: Unplash